sábado, 25 de julho de 2009

Confira dicas para se preparar para o Enem

Assunto do momento entre estudantes que se preparam para ingressar no ensino superior, o novo Enem ainda traz muitas inquietações entre os alunos. Para aqueles que ainda se sentem confusos no meio de tantas novidades, especialistas e professores dão algumas dicas. As principais continuam sendo muito estudo, tranquilidade e a realização de testes como o Simulado Terra.
Para a orientadora pedagógica do Cursinho da Poli (SP), Alessandra Venturi, a adoção do Enem por grandes universidades fará com que as escolas se preocupem mais em desenvolver competências e habilidades dos alunos. "Quem não teve isso no colégio e não está fazendo um cursinho voltado para o exame vai ter de trabalhar mais", analisa. Saber interpretar tabelas e gráficos de diferentes assuntos, além de relacionar conteúdos de diferentes disciplinas são algumas das habilidades exigidas.
"Na verdade, não há grandes diferenças. O aluno que está estudando para os vestibulares está se preparando para o Enem. São os mesmos conteúdos. O aluno tem de treinar o tipo de questão do Enem", diz Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Colégio e Curso Objetivo, em São Paulo, ressaltando que o fundamental é a dedicação do candidato.
Ambas as coordenadoras aconselham a solução de simulados, de provas antigas e do modelo que será divulgado pelo Ministério da Educação, além da leitura de jornais diários, com um olhar crítico e multidisciplinar. "O mundo não é disciplinar. Esse é o momento de olhar a mesma notícia de vários ângulos. O acidente com o avião da Air France pode inspirar provas de Geografia, Física, Matemática", exemplifica Alessandra.

Um comentário:

  1. Adorei a dica do simulado...
    As questões são fáceis mais bem contextualizadas, Um bom exemplo do enem, de acordo com as informações que temos.

    ResponderExcluir