segunda-feira, 26 de abril de 2010

slides - 1a A e B (gêneros literários)

LITERATU BRASILEIRA
Professor: Hélio Góis de Souza


GÊNEROS LITERÁRIOS
 
O QUE É LITERATURA?
A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA
 
Quanto à forma, o texto pode apresentar-se em prosa ou verso. Quanto ao conteúdo, estrutura, e segundo os clássicos, conforme a "maneira de imitação", podemos enquadrar as obras literárias em três gêneros:
 
LÍRICO – Todo texto escrito em versos

PROSA – Todo texto “narrativo” escrito em forma de parágrafo.

O QUE SÃO GÊNEROS?
CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS QUE SERVEM PARA QUALIFICAR UMA OBRA LITERÁRIA

GÊNERO
LÍRICO


DRAMÁTICO

ÉPICO ou NARRATIVO



Lírico: quando um "eu" nos passa uma emoção, um estado; centra-se no mundo interior do Poeta apresentando forte carga subjetiva. A subjetividade surge, assim, como característica marcante do lírico. O Poeta posiciona-se em face dos "mistérios da vida". A lírica já foi definida como a expressão da "primeira pessoa do singular do tempo presente".

Os tipos de poemas líricos mais comuns são:

Ode ou Hino

Elegia
Idílio ou Écloga

Ode ou Hino
Poema lírico em que o emissor faz uma homenagem à Pátria (e aos seus símbolos), às divindades, à mulher amada, ou a alguém ou algo importante para ele. O Hino é uma Ode com acompanhamento musical;


Elegia
Poema lírico em que o emissor expressa tristeza, saudade, ciúme, decepção, desejo de morte. É todo poema melancólico;

Idílio ou Écloga
Poema lírico em que o emissor expressa uma homenagem à Natureza, às belezas e às riquezas que ela dá ao homem. É o poema bucólico, ou seja, que expressa o desejo de desfrutar de tais belezas e riquezas ao lado da amada


Alguns autores consideram modalidades líricas
o ACALANTO: ou canção de ninar;


- o ACRÓSTICO: (akros = extremidade; stikos = linha), composição lírica na qual as letras iniciais de cada verso formam uma palavra ou frase;

- a BALADA: uma das mais primitivas manifestações poéticas, são cantigas de amigo (elegias) com ritmo característico e refrão vocal que se destinam à dança;
- a BARCAROLA: é o canto dos gondoleiros italianos; consiste num lamento com o mar, acusando sempre referência a caminhos por água (= cantigas de amigo = elegia);


- a CANÇÃO: poema oral com acompanhamento musical (= CANTIGA);

- a CANTATA: pequena ópera, gira sempre em torno de uma ação solene ou galante (sensual);
- o CANTO REAL: tipo de balada de forma fixa, composta por 5 estrofes com 11 versos e uma estrofe com cinco versos. Comum no Parnasianismo;


- o DITIRAMBO: canto em louvor a Baco que deu origem à tragédia;

- o GAZAL ou GAZEL: poesia amorosa dos persas e árabes; odes do Oriente Médio;

o HAICAI: expressão japonesa que significa “versos cômicos” (=sátira). É o poema japonês formado de três versos que somam 17 sílabas assim distribuídas: 1o. verso=5 sílabas; 2O. verso = 7 sílabas; 3O. verso 5 sílabas;


- a LIRA= idílio;

- o MADRIGAL: idílio amoroso que consiste num galanteio que o eu-lírico faz a uma pastora(sua amante);

- o NOTURNO: elegia, poema melancólico em que o símbolo da tristeza é a noite;

- a PARLENDA: composição ritmada destinada a certos jogos infantis (cadê o gato? Foi atrás do rato/ Cadê o rato ? Foi atrás da aranha...)

o RONDÓ: é o poema lírico que tem o mesmo estribilho se repetindo por todo o texto;


- a TROVA: é o mesmo que cantiga ou canção;

- o VILANCETE: são as cantigas de autoria dos poetas vilões (cantigas de escárnio e de maldizer); satíricas, portanto.

Ode (ou elegia?) a um quase calvo

Ontem hoje

E amanhã
O homem o cabelo parte
Parte o cabelo com arte
Até que o cabelo parte.

FERNANDES, Millôr. Papáverum Millôr, Rio de Janeiro: Nórdica, 1974. p. 20.

A tradição poética em língua portuguesa criou nomes especiais para os versos de medida fixa, ou versos regulares, mai usados. Veja no quadro a seguir:


Número de sílabas poéticas

01 - monossílabo
02 - dissílabo
03- trissílabo
04- tetrassílabo
05- Pentassílabo ou redondiha menor
06- hexassílabo
07- heptassílabo ou redondilha maior
08-

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