sábado, 22 de agosto de 2009

Gabarito - 3ª Série A/ B (Atividade avaliativa)

Resposta


1- a) As oposições espaciais se dão tanto dentro de cada estrofe como entre elas: na primeira, meu corpo (=aqui) x namorada na janela (=ali); na segunda, outras vidas (=ali) x minha vida (=aqui). Entre ambas, a oposição é ainda mais nítida: deste lado x do outro lado. No entanto, essas oposições ficam atenuadas na medida em que a namorada na janela faz parte do seu sonho e as outras vidas vivem da vida do eu lírico, ocorrendo, portanto, um processo de inclusão do ali no aqui, do exterior no interior, do outro no eu.

b) Ambas fazem uma alusão ao eu do poeta dividido entre o interior e o exterior. No primeiro poema, o eu se diz cheio de sonho, há o encanto e a possibilidade do outro. Em Amostra da poesia local o poeta se mostra descrente, desencantado, solitário e vazio. O interior do eu apresenta-se diferente nos dois poemas.
c) O texto, embora modernista, mantém regularidade métrica e rímica, apresentando versos curtos, redondilhos ou próximos a eles, e rimas bem marcadas (ABAAB), de fácil memorização, lembrando uma cantiga de caráter bem popular e de tom brincalhão

2- b) V - V - F.

3- a) O provincianismo e o ritmo lento das cidades pequenas do interior.


     b) Os valores modernistas: aceleração da vida e do pensamento.

4- c) Alguém esquivo e silencioso, um ser abstrato até, indiferente ante os dramas existenciais do filho;

5- c) Uma recusa do poeta (“anseio de fugir”) a um apelo materialista e/ou carnal do mundo (“mercado de desejos”);

6- b) I, III e IV.

7- d) O tom satírico, presente nas Cartas Chilenas, não é observado nesse fragmento, pois, aqui, há apenas a descrição das práticas religiosas do Fanfarrão Minésio.

8- d) FVVVV

9- a) A boneca lembra a imagem de Dora.

10- c) Os dois poemas apresentam o eu lírico conformado diante da mudança inexorável da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário