quinta-feira, 22 de março de 2012

Negrinha - Monteiro Lobato

Negrinha – parte 3


1- No conto “Uma História de Mil Anos” encontramos uma personagem por nome Vidinha em que o narrador a compara a uma juriti humana. Por que essa comparação é atribuída à personagem?

2- Podemos afirmar que este conto aproxima-se dos ideais Românticos? Explique.

3- Logo no inicio do conto o narrador diz: “O destino, como os abios, também faz suas experiências. Permite vidas a título de experiência, na tentativa de aclimar na terra seres que não são da terra. No final o narrador afirma: Estava concluída a experiência do Destino. Mas uma vez provava-se que não vive na terra o que não é da terra”.

O que faz de vidinha um ser diferente a ponto do narrador, por duas vezes, afirmar que ela não pertence a este planeta? Comente narrando a trajetória da vida da personagem.



4- O conto “Os pequeninos” relata duas histórias muito interessantes em que é possível, com um pouco de paciência e perseverança, o menor vencer o maior. Comente os episódios.



5- Qual era a profissão de Indalício e que relação há entre ela e o título do conto: A Facada Imortal?



6- Quais eram os critérios na escolha dos médicos por D. Lindoca?

7- O que mudou na vida da personagem depois de diagnosticada acometida de policitemia?

8- Por que alguém, como dono Lindoca, sentiria orgulho em estar doente?

9- O que ocasiona o desmoronamento do “castelo encantado “ em que está vivendo dona Lindoca?

10- Quanto ao marido de D. Lindoca, ele era mesmo o que ela suspeitava? Justifique.

11- O que representaram as palavras: “Quero ajudar o Brasil...” que da nome ao conto, para o narrador e amigos, na luta pelo desenvolvimento econômico do país?

12- Por que o ditado popular “Deus escreve certo9 por linhas tortas” encaixa-se perfeitamente no conto “sorte grande”?

13- Por que a alemã no conto “Dona expedita” apresentava-se como a patroa perfeita, a sonhada por todas as criadas? Explique.

14- explique como se saiu o personagem do conto Herdeiro de si mesmo, quando caloteado pelo corretor que o vendeu um ferro velho por toda a sua fortuna de anos?

15- O terror de um homem rico é a certeza da morte. Lupércio, após meditar bastante sobre essa hipótese, encontra uma possível solução. Explique o que pretendia fazer o Coronel Lupécio para não perder a sua fortuna?

Nenhum comentário:

Postar um comentário