sexta-feira, 7 de maio de 2010

COLUNA PRESTES

1- O que foi a Coluna Prestes?

2- O que ficou conhecido como a grande marcha?


3- Quem são os membros da coluna prestes. Comente sobre cada um deles

4- Por que as mulheres foram proibidas nos destacamentos?


5- Quais eram as lendas contadas sobre a coluna?

6- Por que a Coluna foi mal recebida na maioria dos estados?


7- Quem era Olga Benário e o que aconteceu com ela?

8- Assim como tudo na vida a Coluna Prestes também tinha um objetivo. Comente o que se fala sobre isso.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

CURIOSIDADES

Euclides da Cunha, Superintendente de Obras Públicas de São Paulo, foi engenheiro responsável pela construção de uma ponte em São José do Rio Pardo (SP). A obra demorou três anos para ficar pronta e, alguns meses depois de inaugurada, a ponte simplesmente ruiu. Ele não se deu por vencido e a reconstruiu. Mas, por via das dúvidas, abandonou a carreira de engenheiro.


O escritor Wolfgang Von Goethe escrevia em pé. Ele mantinha em sua casa uma escrivaninha alta.

CANUDOS - FANATISMO OU LUTA PELA TERRA?

TRABALHO DE LITERATURA – II

1- Explique o título da obra: Canudos: Fanatismo ou luta pela terra? De Renato Mocellin usando a explicação dada por Euclides da Cunha no original da obra intitulada: Os Sertões.

2- Como se encontrava o Nordeste na época do surgimento de Canudos?


3- Muitos soldados ao degolarem os sertanejos gritavam – “Viva a república!” Por que isso acontecia? Explique.

4- Analise a biografia de Antônio conselheiro e responda: Por que as autoridades o consideravam louco se a população via nele um santo?


5- A localização de canudos contribuiu para que o sertanejo pudesse sustentar a resistência de canudos? Explique.

6- Comente as quatro expedições realizadas contra Canudos.


7- Em quantas partes está dividida a obra: Os sertões que originou: Canudos: Fanatismo ou luta pela terra? Explique cada uma das partes.

8- Os sertanejos resistiram até o fim segundo Euclides da Cunha. Como termina essa história.


9- Como surgiu a primeira favela no Brasil?

10- Que lição é deixada por Canudos ao povo brasileiro?

sábado, 1 de maio de 2010

Pré- modernismo apostila dos slids - 2a série U

Pré-Modernismo
O que se convencionou em chamar de Pré-Modernismo, no Brasil, não constitui uma escola literária.

Na realidade, Pré-Modernismo é um termo genérico que designa toda uma vasta produção literária que caracterizaria os primeiros vinte anos deste século. Aí vamos encontrar as mais variadas tendências e estilos literários, desde os poetas parnasianos e simbolistas, que continuavam a produzir, até os escritores que começavam a desenvolver um novo regionalismo, outros preocupados com uma literatura política e outros, ainda, com propostas realmente inovadoras.
Por apresentarem uma obra significativa para uma nova interpretação de realidade brasileira, bem como pelo valor estilístico, limitaremos o Pré-Modernismo ao estudo de Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos.

Período
1902 - 1922
Os Sertões de Euclides da Cunha
Canaã de Graça Aranha
Semana de Arte Moderna

Apesar de o Pré-Modernismo não constituir uma escola literária, apresentando individualidades muito fortes, com estilos às vezes antagônicas- como é o caso, por exemplo, de Euclides da Cunha e Lima Barreto -, podemos perceber alguns pontos em comum entre as principais obras pré-modernistas:
Apesar de alguns conservadorismos, são obras inovadoras, apresentando uma ruptura com o passado, com o academismo; a linguagem de Augusto dos Anjos, ponteadas de palavras "não poéticas" como cuspe, vômito, escarro, vermes, era uma afronta à poesia parnasiana ainda em vigor;

"Já o verme — este operário das ruínas — / Que o sangue podre das carnificinas / Come e à vida em geral declara guerra"

Características
A denúncia da realidade brasileira, negando o Brasil literário herdado de Romantismo e Parnasianismo; o Brasil não oficial do sertão nordestino, dos caboclos interioranos, dos subúrbios, é o grande tema do Pré-Modernismo;

O regionalismo, montando-se um vasto painel brasileiro: o Norte e Nordeste com Euclides da Cunha; o Vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro Lobato; o Espírito do Santo com Graça Aranha; o subúrbio carioca com Lima Barreto;

Os tipos humanos marginalizados: o sertanejo nordestino, o caipira, os funcionários públicos, os mulatos;

Ligação com fatos políticos, econômicos e sociais contemporâneos, diminuindo a distância entre a realidade e a ficção.
 
Autores e obras

Augusto dos Anjos (1884/1914)

Versos Íntimos
Vês! Ninguém assistiu ao formidável Enterro de tua última quimera. Somente a Ingratidão — esta pantera — Foi tua companheira inseparável! Acostuma-te à lama que te espera! O homem, que, nesta terra miserável, Mora, entre feras, sente inevitável Necessidade de também ser fera. Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja. Se a alguém causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mão vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija!

Graça Aranha (1866/1931)

"Tudo o que vês, todos os sacrifícios, todas as agonias, todas as revoltas, todos os martírios são formas errantes de Liberdade. E essas expressões desesperadas, angustiosas, passam no curso dos tempos, morrem passageiramente, esperando a hora da ressurreição... Eu não sei se tudo o que é vida tem um ritmo eterno, indestrutível, ou se é informe e transitório... Os meus olhos não atingem os limites inabordáveis do Infinito, a minha visão se confina em volta de ti [...] Eu te suplico, a ti e à tua ainda inumerável geração, abandonemos os nossos ódios destruidores, reconciliemo-nos antes de chegar ao instante da Morte..."

Lima Barreto (1881/1922)

Em todos os seus romances, percebe-se traço autobiográfico, principalmente através de personagens negros ou mestiços que sofrem preconceitos. Mostra um perfeito retrato do subúrbio carioca, criticando a miséria das favelas e dos cortiços. Posiciona-se contra o nacionalismo ufanista, a educação recebida pelas mulheres, voltada para o casamento, e a República com seu exagerado militarismo. Utiliza-se da alta sociedade para desmascará-la, desmitificá-la em sua banalidade. Seus personagens são humildes funcionários públicos, alcoólatras e miseráveis.. Sua linguagem é jornalística e até panfletária.

Monteiro Lobato (1882/1948)

Negrinha abriu aboca, como o cuco, e fechou os olhos. A patroa, então, com uma colher, tirou da água “pulando” o ovo e zás! na boca da pequena. E antes que o urro de dor saísse, suas mãos amordaçaram-na até que o ovo arrefecesse. Negrinha urrou surdamente, pelo nariz. Esperneou. Mas só. Nem os vizinhos chegaram a perceber aquilo.

Euclides da Cunha (1866/1909)

"Não há um só homem de coração bem formado que não se sinta confrangido ao contemplar o doloroso quadro oferecido pelas sociedades atuais com sua moral mercantil e egoísta"